Totem American Bulldogs

AB: Perguntas e Respostas PDF Imprimir E-mail

Essa raça é amigável com crianças?

Bulldog Americanos são notórios por serem gentis e amigáveis com todas as crianças e demais membros da família, mesmo que as vezes sejam um pouco desajeitados na sua forma de agradar. Quando você decidir ter um American Bulldog, você estará ganhando muito mais que uma companhia canina, mas de fato um membro da sua família.
(Veja também esse link! com fotos de ABs interagindo com crianças)

Observe que essa é uma raça grande, forte e pesada. Supervisão e atenção contínua dos pais é sempre necessária para qualquer cão de raça grande. Um cão não é uma babá. Tenha certeza de ensinar e mostrar às crianças (suas e dos visinhos e visitantes) como eles devem se comportar perto do seu cão (e cães em geral). Indiferente da raça que escolher, tenha sempre cuidado especial quando houverem por perto crianças estranhas para o seu cão.

O AB é igual/parecido com o Bulldog Inglês?

Definitivamente não. Tratam-se de raças bastante diferentes, a não ser pelo "look". Em outras palavras, o buldogue americano NÃO É a "versão americana" do buldogue inglês! De fato são cães muito diferentes em termos de tamanho, energia, robustez, saúde, etc..

Ambas tem como origem o que é chamado de "bulldog antigo" (cão de trabalho, de porte médio/grande, forte, robusto, saudável, e bastante enérgico). Do bulldog original surgiram várias raças, entre elas o próprio Bulldog Inglês moderno, o Bulldog Americano, o Boxer, o PitBull (essa última através da mistura do bulldog original com outras raças), e mutas outras.

Se o que você deseja é um cão de companhia, apropriado para apartamento ou casas pequenas, e bonachão, então a melhor escolha talvez seja o Bulldog Inglês. Se, por outro lado, você deseja um cão grande, forte, robusto (sem problemas de saúde, pele, etc), cheio de energia e disposição para caminhadas e brincadeiras, e ainda com capacidade de defender a sua propriedade como um ótimo cão de guarda, então o Bulldog Americano é certamente mais apropriado.

O AB tem os mesmos problemas típicos do Bulldog Inglês?

O American Bulldog e o Bulldog Inglês são raças completamente diferentes, separadas a mais de 200 anos. O American Bulldog, se bem selecionado, é um cão robusto, adaptado à vida no quintal, chácara ou fazenda, sem o menor problema ou dificuldade.

O AB tem dificuldades de aprender os comandos?

Segundo os especialistas em adestramento, o American Bulldog é uma raça tão adestrável como o Boxer ou o Rotweiller, por exemplo. Isso significa grau médio+ de adestramento.

Como faço para limpar as manchas pretas de lágrimas no meu AB?

Solução 1: Limpar 2 a 3 vezes por semana usando o produto "Crystal Eyes" (muito usado por criadores de Poodle). O segredo para dar certo é estar sempre limpando o local, para evitar que se formem as condições propícias para o aparecimento dos fungos que irão causar a cor escura, e assim as famosas manchas de lágrimas.

Solução 2 (contribuição do Paulão/Storm) - Chá de camomila gelado. Ferva o chá, deixe esfriar, coloque na geladeira e após gelado passe na mancha uma gaze ou algodão embebido no chá gelado diversas veses ao dia. Bons resultados e com custo quase zero.

* Mais detalhes sobre o problema nesse link: Artigo sobre manchas de lágrimas no AB

Essa raça pode ser criada por qualquer tipo de pessoa?

Não. O American Bulldog, assim como várias outras raças de grande porte, não é um cão para qualquer um, no sentido literal da palavra. Isso significa que você precisa analisar bem se essa raça é adequada ao espaço que você tem disponível, sua disposição para lidar com um cão de tamanho grande, sua assertividade (ABs são cães durões, que precisam de um dono assertivo), com um padrão financeiro mínimo para arcar com os custos envolvidos (ração, veterinário, etc).

* Veja também o Artigo 12 Motivos para Não Comprar um AB

 

Qual o tempo de vida médio de um American Bulldog?

O tempo de vida médio de um AB é de 8 a 12 anos. Existem casos de cães que viveram até16 anos.

Esses cães precisam de muito espaço?

Não, mas eles precisam de caminhar e brincar diariamente para que possam se manter saudáveis e felizes. Note porém que a raça não é indicada para pessoas que moram em apartamento ou casas pequenas sem quintal. No mínimo uma casa com um quintal pequeno é o adequado.

Ainda não me decidi sobre qual raça é mais adequada para o meu caso. Como um AB se compara a outras raças de porte semelhante?

Tal comparação é muito difícil, pois dentro de qualquer raça existe diferenças consideráveis de temperamento entre cães. PENSE BEM ANTES DE COMPRAR UM FILHOTE. A ESCOLHA DA RAÇA MAIS APROPRIADA PARA A SUA SITUAÇÃO E GOSTO PESSOAL É O PRIMEIRO PASSO.

Não assuma que o fato de uma raça ser popular (Labrador, Pitbull, Poodle, etc) significa que ela seja adequada para a sua situação. Não deixe também se levar por um filhotinho bonitinho! Faça o seu "dever de casa". Divirta-se com todo o processo de escolha!

* Veja também o artigo Comparando o AB com outras raças

É verdade que todos os donos de bulldog americanos são 'loucos' pelos seus cães?

Certamente TODOS que eu conheço são completamente "apaixonados" por esses cães, alguns chegando às raias do absurdo de mandar tatuar o desenho do cão no braço! Pessoas que já tiveram cães de outras raças são unânimes em afirmar que se trata da melhor e mais completa raça que já tiveram. OK OK!!! Pode parecer exagero, mas realmente o AB é D+

Existe algum filme onde a raça apareça?

Existe um filme chamado "A Incrível Jornada (1993 - Wall Disney)*" onde a estrela é um AB. Esse filme conta a história de um 2 cães (um Bulldog Americano e um Golden Retriever) e um gato que, ao assumirem [erroneamente] que foram abandonados pelos seus donos, e resolvem voltar para casa iniciando então uma "incrível jornada", cheia de aventuras e desafios pelo caminho.

Se você não conhece nada sobre a raça bulldog americano, essa é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco sobre esses cães. O ator principal do filme é Chance, o bulldog americano. Seu nome real é SureGrip`s Rattler (SureGrip's Dick the Cruiser X SureGrip's Rodeo Rose).

Quando o filme foi gravado Rattler era ainda bem jovem (na casa dos 12 meses, eu assumo), brincalhão e tudo mais que se pode esperar de um AB jovem e saudável, em especial a obsessão por comida. Esse cão, se eu estiver certo, é 15/16 Johnson, e portanto é mais ou menos o que você encontrara aqui no Brasil (onde a maior parte dos cães são também "do tipo" Johnson desde 5/8 até 7/8).

Rattler ficou bastante famoso depois do filme, e acabou sendo apresentado em exposições, e treinado em proteção, agility, inclusive foi o primeiro AB a receber o certificado de cão de alerta (do corpo de bombeiro), demonstrando sem nenhuma duvida as múltiplas utilidades da raça.

Enfim, é um ótimo representante da raça... Só não esqueça de observar que no filme ele é bem novo, e bem "magrão". Quando mais velho ficam mais "parrudos", fortes, protetores e mais paradão.

Uma Incrível Jornada
A Incrível Jornada (1993 - Wall Disney)

Qual o tamanho de um AB adulto?

O tamanho de um AB adulto varia de acordo com a linhagem do cão. Os machos irão medir de 58 a 71 cm de altura, e de 41 a 68 Kg. As fêmeas de 51 a 66 cm de altura, e peso de 32 a 59 Kg. Isso significa um cão um pouco mais baixo que um Rotweiller, mas bem mais forte que esse (ver quadro ao lado).

Os Bulldog Americanos são cães agressivos?

Eles podem se tornar, assim como qualquer outro cão do mesmo porte (Rotweiller, Akita, Pastor Alemão, Fila Brasileiro, Mastiff, etc) se não forem escolhidos cuidadosamente (trabalho do criador) e socializados corretamente e receber treinamento de obediência básico (trabalho do proprietário).

Note porém que os AB NÃO tem tendência agressiva por natureza, como os PitBulls, Akita ou Rotweiller. De qualquer forma, a partir do dia que você levar o filhote para casa, você precisa fazer o cão entender, de forma bastante clara, que VOCÊ é o "chefe" ou, em linguagem canina, o cão "Alfa" da matilha. Se isso for feito de forma consistente, combinado ao treinamento de obediência básico, você terá um cão alegre, leal, de temperamento estável, e uma companhia pronta para dar a sua própria vida para salvar a sua.

É verdade que os American Bulldogs, os Olde English Bulldogge, os Hermes Bulldog, os Alapaha Bluebloods, e os Old English Whites, são todos nomes diferentes para a mesma raça?

Não, eles não são a mesma raça, apesar de terem todos como ancestral o bulldog antigo da Inglaterra do Sec XVII. Algumas delas são recriação do buldogue antigo a partir de cruzas seletivas.

Que história é essa de Bulldog Americano do tipo "Johnson", do tipo " Scott", "Painter", " Hines" e "Blackwell"? Qual a melhor desses tipos?

São nomes dados a linhagens específicas de cães, geralmente associadas ao nome da pessoa que desenvolveu cada uma dessas linhagens. Cada tipos desses possui um certo "look" que os identifica, e que os criadores dessas linhagens tentam promover como o tipo correto de bulldog americano. A linhagem "Painter" é mais associada a cães atléticos, muito parecidos com o PitBull.

A linhagem Scott (as vezes também chamada de "Hines") são atualmente reconhecidas como American Bulldog do tipo " Standart" (veja foto da direita), e são geralmente mais leves, mais atléticos, são mais altos e tem focinho mais fino e compridos, com pouco ou nenhum prognatismo. A linhagem Johnson, ou também conhecida como Old Johnson, e ainda mais recentemente como American Bulldog do tipo "Classic", são compostos por cães mais pesados que, no limite, chegam a lembrar um bulldog inglês gigante (veja foto da esquerda).

Para alguns criadores e amantes da raça a única linhagem "pura" é a linhagem Johnson, dado o fato que todas as outras linhagem foram misturadas com cães de outras raças (Mastiff, PitBull, etc) em busca de cães capazes de desempenho melhor em provas de trabalho.

* Mais detalhes sobre essas linhagens, etc no artigo: Tendências da Raça nos Estados Unidos

Porquê a raça American Bulldog não é registrada oficialmente na AKC e no FCI? Qual a implicação prática disso?

A raça American Bulldog é considerada uma "raça rara" (pouco número de animais, e tipo ainda inconsistente). Até que os comitês do AKC e FCI (entre outros) votem para que a raça seja reconhecida oficialmente, a raça continuará sendo registrada com pedigree de "raça em processo de reconhecimento". A implicação prática disso é nenhuma, já que os animais são registrados normalmente (tem direito a pedigree) como outra raça qualquer, e participam normalmente das exposições do calendário brasileiro da CBKC, no Grupo 11.

Nos EUA no ano de 2004 houve um movimento por parte da AKC para o reconhecimento da raça, movimento esse que foi fortemente repudiado pelos criadores de Buldogue Americano que vêem com maus olhos a "oficialização" da raça junto à AKC, fato esse, acreditam, marcaria o "começo" do fim do buldogue americano de "trabalho".

É muito caro comprar um Bulldog Americano?

Sim, por ser uma raça rara, um filhote não sai nada barato. Em média, espere pagar cerca de R$ 1200 a 2500,00 por um filhote de boa qualidade, de um criador responsável, e com todas as garantias que você espera. Note que esse preço depende também da finalidade que pretende dar ao filhote. Quer dizer, se você deseja apenas o cão de estimação, ou se deseja participar com o seu ABs de exposições, etc.

Em termos de custo, lembre-se que o custo de aquisição do filhote corresponde a muito pouco do custo total de se ter um cão (lembre-se que ele viverá cerca de 10 anos). Note que o custo alto de um filhote tem haver com todos o custo que o criador tem relacionado a importação de matrizes selecionadas, e controle de doenças geneticamente transmissíveis, tais como displasia. Observe finalmente que a maioria esmagadora das pessoas que possuem um AB, e que pagaram o preço justo pelo filhote, estão EXTREMAMENTE SATISFEITAS e orgulhosas com o seu cão.

A raça late muito?

Comparadas a raças como Pastor Alemão, Poodle, Cooker, e dezenas de outras, podemos dizer que o AB não late "praticamente" nada. Isso é certamente uma excelente qualidade, especialmente se você não quer incomodar o vizinho com os latidos do seu cão. Geralmente os Bulldogs Americanos são famosos por só latirem em casos extremos, já a alguns segundos do ataque.

É necessário cortar a orelha e o rabo dos cães dessa raça?

Não! De fato orelhas e rabos cortados são inaceitáveis dentro do padrão estabelecido por algumas associações de criadores de American Bulldog.

A raça é amigável com outros cães?

Com raras excessões o AB não é amigável com outros cães do mesmo sexo/tamanho. Assim, não se recomenda colocar um AB macho com outro cão macho ou uma fêmea com outra fêmea. Macho com fêmeas, por outro lado, convivem absolutamente sem nenhum problema.

Porquê a raça possui mordida com prognatismo inferior, como nos bulldogs ingleses?

Essa característica foi desenvolvida pelos criadores de bulldog antigo do século XVI e XVII (os quais originaram o Bulldog Americano e o próprio Bulldog Inglês moderno), e tinha como finalidade facilitar a tarefa desses cães de capturar e segurar presas de grande porte tais como gado selvagem e outros, e poderem, mesmo segurando a presa, respirar sem dificuldades. Tal característica é hoje parte do padrão das raças bulldog inglês, bulldog americano e boxer, entre outras.

O Bulldog Campeiro (esquerda) e o Bulldog Americano (direita) são a mesma raça?

Não. São raças distintas, com origens e objetivos distintos. O buldogue americano é mais alto e mais forte. O campeiro é um pouco menor. O buldogue americano representa o resgate do buldogue original que foram levados pelos imigrantes ingleses quer para o sul dos EUA nos séculos XVII e XVIII. A raça como conhecemos hoje foi estabelecida basicamente a partir do trabalho dos Sr Johnson e do Sr Scott, que percorreram ainda pela metade do Séc. XX as fazendas do sul dos EUA (Georgia, principalmente) em busca de exemplares do que era chamados de Old Whities.

Existem fotos, histórias e relatos do final do século XIX sobre grandes cães brancos no sul dos EUA, que eram usados no trabalho pesado das fazendas. Não se trata pois de uma tentativa de estabelecimento de uma nova raça a partir da mistura de várias outras, como no caso do Bandog e outras a mais, apesar de não haverem formas de provar que os cães que foram originalmente utilizados pelo Sr Jonhson e o Sr Scott não eram representantes 100% puros do buldogue antigo. Note contudo que o que acontece com raças criadas a partir de mistura de outras raças é que essas raças irão tender, em algumas gerações, a voltarem ao tamanho e feições (e problemas) dos cães que a formaram. Assim, se uma raça recebeu um monte de sangue de Bulldogue Inglês na sua formação, em algumas gerações os cães deverão ficar cada vez menores, com rabo enrolado, tendendo a voltarem ao próprio bulldogue inglês.

A história, descrição, características, vantagens e problemas do Buldogue Campeiro diz respeito aos criadores e proprietários dessa raça, e devem ser investigados junto aos mesmos.

No final me parecem raças muito diferentes, com propostas diferentes, e portanto não comparáveis ou concorrentes como alguns parecem desejar[/b]. O Canil Totem American Bulldogs prefere o Buldogue Americano, mas deseja TODA sorte do mundo aos criadores e proprietários de Buldogue Campeiro. A minha opinião pessoal é que terá sucesso a longo prazo aquela que for baseada numa criação séria e bem estruturada, fundamentada na obtenção de exemplares dentro do padrão da raça, com temperamento apropriado e saudáveis. Desejo então sucesso a ambas, apesar do meu leque de influência estar restrito ao AB.

Que história é essa de displasia? É verdade que todos Bulldog Americanos são displásicos? É mesmo importante escolher um filhote com pais sem displasia?

Antes de mais nada é importante notar que displasia coxo-femoral (má formação da articulação da bacia coxo-femural) é um problema de natureza predominantemente genético e de grande incidência em raças caninas de tamanho grande, tais como Rotweiller, Pastor Alemão, Fila Brasileiro, Labrador e também o Bulldog Americano.

Em resumo, é essencial que na hora de comprar um filhote você exija ver no mínimo a chapa e o laudo de displasia de ambos os pais do filhote (o laudo deverá ter nota no mínimo A, B ou C para ambos os cães e deverá ter sido preferencialmente emitido por entidade autorizada para tal). Com isso você diminui CONSIDERAVELMENTE (apesar de não garantir) as chances do seu cão vir a desenvolver o problema.

### Infelizmente todos os anos dezenas de novos proprietários de bulldog americano descobrem a um preço muito alto que deveriam ter prestado atenção e levado a sério essa dica!!!

* Mais detalhes sobre o problema no Artigo: Displasia vs American Bulldog

Essa raça se reproduz naturalmente ou tem os mesmos problemas do bulldog inglês?

O Bulldog Americano se reproduz 100% natural, e em geral dão cria de 5 a 11 filhotes. Ou seja, não precisam inseminação artificial e muito menos parto cesariana.

A raça precisa de "poda" e escovação frequente?

Não, uma boa escovada uma vez a cada 30 dias é mais do que suficiente. Quanto a queda de pelo, acontece 2 vezes ao ano, mas como se trata de um animal de pouco pelo, os problemas de pelos pela casa são quase negligenciáveis (especialmente quando comparado a cães de raças "peludas"). Um cuidado que essa raça demanda é terem sempre os ouvidos enxugados após o banho.

Quais os problemas de saúde típicos nesse raça?

O buldogue americano, em geral, é uma raça saudável e robusta, o que de fato a diferencia das demais.
Os problema mais comuns nessa raça, e que demandam maior cuidado na hora da compra do filhote, incluem:

(a) displasia coxo-femoral - Alta incidência
(b) sarna dermodécica - Pouco incidência
(c) displasia de cotovelo - Mais comum em linhagens de cães extremamente pesados

(*Note que são problemas evitáveis através do manejo adequado do criador, que implica não cruzar cães com esses problemas).

Existe problema do AB dividir o quintal com outro cão/cães?

A resposta rápida é não. ABs são cães territoriais e que na maioria das vezes não aceita dividir o quintal com outro cão. Existem muitas excessões, em especial quando o outro cão é de outro sexo, e quando o outro cão é bem menor e de raça submissa (que irá aceitar a liderança do AB no quintal sem nenhum questionamento).

Eu nunca tive um cão de raça grande. Posso ter um AB?

ABs são cães de grande porte, e com grau de assertividade de moderado para forte. Pessoas que nunca tiveram cães desse tipo precisam deixar essa informação clara para o criador, de tal forma que o criador irá lhe ajudar a escolher um cão de temperamento mais brando na ninhada. Outro cuidado é que o novo dono tome todo cuidado de forma a garantir que o cão seja adestrado desde os 6 meses de idade.

O AB serve para guarda?

ABs são usados com grande sucesso como cães de guarda, em especial nos EUA. Nesse caso você deverá deixar essa informação clara para o criador, de forma tal que ele lhe ajudará a escolher um cão com o temperamento mais apropriado o possível para ser usado como cão de guarda. O segundo ponto é garantir que o cão seja adequadamente adestrado para a finalidade de guarda. 

O AB como muito? Quantos sacos de ração ele come por mês?

O AB é um cão do tipo comelão. Na fase de maior crescimento (6 meses a 1 ano) ele chegará a comer 15 kilos de ração por mês (um saco). Na fase adulta ele come um pouco menos. A quantidade de comida a ser fornecida ao cão deve ser cuidadosamente controlada pelo proprietário, de forma a evitar a obesidade do cão.

Qual ração deverá ser dada ao AB?

A escolha da ração é sempre uma decisão particular de cada proprietário. Aqui no canil os cães são alimentados com Premier Golden, com grande sucesso.

Nota: Ao contrário do que o dono da PetShop (e muitas vezes até o veterinário, que geralmente também é o proprietário do PetShop) irá te garantir, não existe necessidade alguma de alimentar o seu AB com as chamadas rações super premium (Eukanuba, RoyalCanin, etc). Essas rações, além de serem ABSURDAMENTE caras, promovem o crescimento demasiadamente rápido do seu cão, o que não necessariamente é uma boa idéia ao longo do primeiro ano. Por outro lado não recomendamos também que os cães sejam alimentados com rações comerciais, do tipo vendido nos supermercados (Alpo, Bonzo, etc). São rações são fabricadas com componentes inferiores, o que provavelmente irá prejudicar o desenvolvimento do seu cão.

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack