Totem American Bulldogs

Descrição da Raça Buldogue Americano PDF Imprimir E-mail

O Buldogue Americano (American bulldog ou Bulldog Americano) é talvez a raça de trabalho mais versátil atualmente existente. Sua disposição é alerta, extrovertida e amigável, com uma atitude forte e confiante. 

Como uma companhia leal para sua família, eles são inigualáveis!

Histórico Abreviado

artigos1O Bulldog Americano / Buldogue Americano (do inglês: "American Bulldog") originou-se a partir do valente e robusto bulldog antigo da Inglaterra do século XVII, onde era usado na derrubada de touros e em rinhas com touros, ursos e outros cães. Com a proibição das rinhas e esportes violentos na Inglaterra (sec 18) os bulldogs que haviam sido levados para os EUA junto dos imigrantes que se fixaram na região Sul daquela pais (atual Geórgia) mantiveram a sua característica de cão de combate a animais selvagens, trabalho e proteção.

* Nota relevante: Esse bulldogue antigo que nos referimos acima não tem praticamente nada a ver com o enominado "bulldog inglês moderno", a não ser a origem.

Pela metade do 20 coube a um americano chamado Sr J.D.Johnson, através de um trabalho pioneiro e paciente, procurar pelas fazendas afastadas do estado da Georgia representantes do que considerava o "bulldog original", de salvar e apurar a raça até o padrão atual. Atualmente a raça é bastante difundida nos EUA, onde o cão continua a ser usado, entre outras coisas, para caça e derrubada de javalis, para o trabalho nas fazendas, proteção e companhia. A raça participa com grande sucesso de diversas provas de trabalho, e no famoso IronDog americano.

Aqui no Brasil é uma raça relativamente nova, com os primeiros cães sendo introduzidos a pouco mais de 10 anos. 

* (Veja também a história detalhada da raça)

Características e Tamanho

Considerando-se tratar de uma uma raça de trabalho, o Buldogue Americano é mais caracterizado pelos seus aspectos de trabalho e temperamento, do que por questões de estética. Assim, vários tamanhos, colorações e aspectos são permitidos pelos padrões existentes. O tamanho varia de acordo com a linhagem escolhida. Em geral os machos chegam de 60 até 70 cm, e as fêmeas de 55 até 65 cm. O peso varia de 35 a 40 kilos (fêmeas) para até 55 kg (machos). As cores variam do todo branco, passando pelo caramelado, tigrados, malhados, e variações.

Brevemente falando, trata-se de uma raça de porte médio/grande, que necessariamente deve passar a impressão de um cão alerta e poderoso, com peito amplo e cabeça grande e pesada, observando-se a proporção com o tamanho do corpo. O focinho deve ser quadrado e relativamente curto, e as pernas são fortes, com ossatura pesada e musculosas. As cores aceitáveis são o branco, o branco/ tigrado, e o branco/caramelo. Cães totalmente coloridos não são aceitos, assim como cães com " jarrete" e cães com cabeça pequena (em relação ao corpo). Mesmo em cães brancos, a ponta do focinho ( trufa) deve ser preferivelmente preta.

* (Veja também o Padrão CBKC da Raça)

Bulldog Americano: Um cão "adoravelmente" versátil

multi-abs2

(a) Participando de prova de tração, (b) Prova de Proteção (b) IronDog

multi-abs1
(d) Com a sua família (e) Caçando javalis selvagens (f) Exposição de beleza

 

Perfil do Proprietário

Buldogues americano são cães de grande robustês, temperamento equilibrado, e de tamanho considerado médio/grande. Em geral a raça é escolhida por famílias com ou sem filhos, que possuem casas com quintal, e que desejam não somente um cão de proteção, mas também um amigo fiel e de aparência física realmente impressionante.

Tipos Físicos

A raça admite vários tipos físicos, desde os de maior porte (às vezes também conhecido por tipo "Johnson" ou "clássico"), passando pelos bully extremados (pequenos e atarracados), até os cães de performance (às vezes também chamados "scott" ou mesmo "standard") (ver desenho abaixo). Cada uma desses tipos possui muitos defensores, vantagens e desvantagens.

Sem desrespeitar a preferência dos outros criadores, o Canil Totem American Bulldogs prefere e trabalha exclusivamente com cães do tipo Johnson, preferivelmente de porte maior e mais atléticos, e que se destacam pela saúde, robustes e capacidade de trabalho, sem perder a tipicidade da raça. 

* (Para uma discussão detalhada sobre esses tipos físicos veja o artigo: As Três Direções da Raça nos EUA

Tipos físicos da raça

(*Note o tipo preferido do Canil Totem)
Tipo Johnson não extremado: Robustês e atleticidade sem perder a tipicidade

direcoes_raca


 

O Temperamento

Em linhas gerais podemos dizer que o bulldog americano é fiel e amigo do dono e da família, sendoamigável com os conhecidos mas reservado com os estranhos, em especial estranhos desacompanhados. Quando adulto não tolera pacificamente outros cães do mesmo tamanho/sexo. Tem temperamento estável e equilibrado, com forte instinto territorial, o que predispõe o cão como um guardião quase natural. Alie-se ao temperamento a sua aparência robusta e "malvada", e podemos afirmar que provável que não exista outra raça capaz de colocar mais medo a um estranho que o Bulldog Americano. Isso por si só já se encarrega de manter afastados potenciais mal-feitores.

As aparências, porém, enganam. Para surpresa de muitos, trata-se de uma raça de excelente índole! Apesar de estar pronto a defender os membros da sua família, e o seu terreno, o cão raramente irá atacar estranhos, especialmente na presença do dono. Deve obrigatoriamente receber treinamento de obediência básica.

# ABs com as crianças - Os AB adoram as crianças. Apesar disso, e por serem grandes (pesados) e desajeitados, eles podem facilmente machucar uma criança pequena com um pulo ou alguma brincadeira mais bruta. É assim fortemente recomendável que um adulto esteja sempre por perto quando houverem crianças perto do seu AB, especialmente no caso de crianças estranhas e ansiosas.


*(Veja também fotos de American Bulldogs interagindo com crianças - site americano)

# AB e trabalho - American Bulldogs são essencialmente cães de trabalho, pela sua própria história. Atualmente participam com grande sucesso nos Estados Unidos em diversas categorias e provas de trabalho, tais como tração, IronDog, proteção, "pega" de javalis selvagens, e várias outras.

[Alguns] Pontos Positivos da Raça

Entre os pontos positivos podemos destacar: Multi-funcionalidade, robustês, força, coragem, capacidade de trabalho, companheirismo, tipo físico impressionante, vocação quase "nata" de proteção.

[Albuns] Pontos Negativos da Raça

  • Para alguns o tamanho grande e pesado é considerado ponto negativo;
  • Agressividade com outros cães de mesmo sexo/tamanho;
  • Tendência a querer "dominar" o dono (muitos AB são "mandões", em especial os machos);
  • Problemas de pele e displasia coxo-femoral (em linhagens onde controle sistemático sobre esses aspectos não é feito pelo criador).

Cuidados Essenciais na Hora de Comprar um AB

  • Não compre um cão, dessa ou qualquer outra raça, no "impulso". Tenha certeza que você deseja um cão, e que esse cão é da raça American Bulldog, antes de ir adiante com esse projeto!
  • Garanta que essa é "a raça" para você, seu perfil, seu espaço disponível e sua família;
  • Não tenha pressa! Estude e se informe pelo menos sobre o básico da raça, para não comprar "gato-por-lebre";
  • Escolha o tipo que deseja (dentro os vários "tipos" aceitáveis para a raça), não esquecendo de entender que cada "tipo" possui vantagens e desvantagens;
  • Verifique toda a documentação dos pais do filhote que deseja comprar. Confie "desconfiando" de todos os criadores que conversar! Faça valer o seu dinheiro!
  • Verifique (note que eu disse verifique) o laudo de displasia dos pais do filhote que deseja comprar.

*(Veja também mais dicas detalhadas e cuidados para comprar o seu AB) 

(Veja lista de Perguntas e Respostas típicas sobre a raça)

 
 
Joomla 1.5 Templates by Joomlashack